Heath Andrew Ledger nasceu em
4 de abril de 1979 e faleceu há 1 ano em Nova Iorque no dia
22 de janeiro de 2008. Depois de papéis na televisão durante a década de 1990, Ledger iniciou sua carreira em Hollywood. Estrelou em sucessos de público e crítica como
10 Things I Hate About You,
The Patriot,
Ned Kelly,
A Knight's Tale e
Brokeback Mountain. Em 2007, concluiu a sua performance de
Coringa no filme
The Dark Knight, sequência de Batman Begins. O seu último filme,
The Imaginarium of Doctor Parnassus, ficou incompleto por ocasião de sua morte.
Ledger nasceu em Perth, Austrália Ocidental. Era filho de Sally Ledger Bell, uma professora francesa, e Kim Ledger, um piloto de corridas e engenheiro de minas. A mãe de Ledger descende do clã Campbell da Escócia e a família do seu pai é conhecida em Perth por ser a dona da Casa de Fundição Ledger. Tinha três irmãs, Kate, Olivia Ledger e Ashleig Bell. Heath e sua irmã Kate receberam esses nomes como homenagem aos personagens principais do livro Wuthering Heights de Emily Brontë. A Fundação de Caridade Sir Frank Ledger recebeu este nome por causa de seu bisavô. Ledger estudou na Guildford Grammar School, onde teve a sua primeira experiência de ator numa peça sobre Peter Pan, aos dez anos de idade.
Ledger tinha fortes aspirações a se tornar diretor de cinema. Explorou esse seu lado em alguns videoclipes e numa curta-metragem. Em 2006, dirigiu três videoclipes: "Morning Yearning" de Ben Harper, e "Cause an Effect" e "Seduction Is Evil (She's Hot)" de N'fa, rapper australiano. Em 2007, revelou numa conferência de imprensa no Festial de Veneza que gostaria de dirigir um filme sobre Nick Drake, cantor e compositor britânico morto prematuramente aos 26 anos. Este foi o tema de "Black Eyed Dog", a sua primeira e única curta-metragem.
Ledger estava a trabalhar numa adaptação cinematográfica de The Queen's Gambit, de Walter Tevis, com o produtor e argumentista escocês Allan Scott. Este seria o seu primeiro filme como diretor.
Em 2005, Ledger se envolveu com Michelle Williams que conheceu durante as filmagens de Brokeback Mountain. A filha deles, Matilda Rose, nasceu em 28 de outubro de 2005 na cidade de Nova Iorque. O padrinho da criança é Jake Gyllenhaal, que também atuou em Brokeback Mountain e a madrinha é Busy Philipps, que atuara com Williams no seriado adolescente Dawson's Creek.
Em agosto de 2007, a revista Us Weekly informou que Ledger e Williams haviam acabado com seu relacionamento devido à tumultuada agenda de compromissos de ambos. Nenhum dos dois confirmou ou negou o rumor. Em setembro daquele mesmo ano, Larry, o pai de Williams, confirmou ao jornal australiano The Daily Telegraph que o relacionamento dos dois havia realmente acabado.
- Depoimentos de amigos próximos a Ledger:
- "Estávamos fazendo planos incríveis para o que vinha pela frente. No dia seguinte à morte dele, ele iria encontrar Steven Spielberg o para debater a idéia de viver Tom Hayden em um filme sobre o grupo "Chicago seven". Não era um cara que fosse nem pensar sobre desistir de nenhuma maneira. Há um momento em "Batman - O cavaleiro das trevas", em que Heath está pendurado de cabeça para baixo e diz ao Batman, ''Você e eu somos destinados a fazer isso para sempre''. É um momento muito triste. Uma sequência iria acontecer com certeza. Eu me encolho quando leio que ele era uma alma torturada ou que era um ator tão metódico que não conseguiu se livrar de um personagem sombrio. Nada disso é verdade" - Steve Alexander
- "Mostrei a Heath os primeiros seis minutos de "O cavaleiro das trevas", a sequência do assalto ao banco, em uma sala do Imax em Londres. Eu disse, ''Você tem que ver isso. Você ainda não se viu como o Coringa!''. Ele assistiu a tudo e ficou maravilhado. Ele estava eletrizado e ria bastante. Ele disse, "Eu quero ver isso de novo" e nós mostramos a ele novamente. Foi a última vez que o vi". Christopher Nolan
- "Eles tentaram muito ligá-lo às drogas, mas eles não conseguiram porque Heath estava limpo. Nós sabíamos das pílulas. Mas ele havia parado de fumar, a maconha não fazia mais parte da vida dele, ele não estava bebendo. Nada. Era um corpo que estava limpo por mais de um ano -afirmou Gilliam à revista". Terry Gilliam
- Heath recebe indicação ao Oscar por Coringa em The Dark Knight.
A indicação ao Oscar de melhor ator coadjuvante foi dada ao ator australiano exatamente um ano após sua morte por overdose acidental de remédios e é uma exceção rara à regra segundo a qual os eleitores do Oscar costumam desprezar os filmes com heróis de ação.
Sua indicação ao Oscar na quinta-feira o insere na disputa pelo segundo, apenas, Oscar póstumo já dado a um ator. Peter Finch recebeu o primeiro e único até agora por "Rede de Intrigas", de 1976, dois meses depois de sofrer um enfarte fatal, aos 60 anos de idade.
Nas últimas semanas Ledger recebeu prêmios do Globo de Ouro e do Critics Choice e foi indicado para os prêmios SAG (do sindicato de atores dos EUA) e do Bafta, que ainda não foram entregues.
Fonte: Winkipedia/Abril.com.br
4 comentários:
Tenho mesmo muita pena que um grande actor como este tenha morrido como morreu e com a idade que tinha...adorei tantos filmes dele como Coração de Cavaleiro, Brothers Grimm, Dark Knight...ele vai ser para sempre lembrado.
Uma grande perda. Mas que bom que foi um ator reconhecido, antes e agora tb após a sua morte, com um globo de ouro e talvez um oscar. Pena que não estava mais entre nós para receber.
LEDGER! (LLLLLLLLLLLLLLLL)
mais que merecido será o oscar para ele *-* mas suspeito que a academia vai dar uma de mané, como sempre, e não vai dá para ele ): é uma pena o oscar ser tão conceituado no mundo do cinema, mas ser tão 'elitizado'.
espero estar enganada, Heath merece!
eu chorei e choro até hoje pela morte dele,!
Postar um comentário