Páginas

domingo, 26 de julho de 2009

Especial Harry Potter - Crítica de "Harry Potter e a Ordem da Fênix"

Está em cartaz em todos os melhores cinemas do mundo o filme "Harry Potter e o Enigma do Príncipe". Para completar o nosso especial, confira aqui no blog "No Mundo Agora" reviews dos outros filmes da série feito por blogueiros parceiros. O primeiro filme que vamos postar é "Harry Potter e a Ordem da Fênix", confira abaixo:

Harry Potter e a Ordem da Fênix
por Fabrício Haddad, do blog Cinéfilo de Plantão

Neste momento em que começo a escrever este artigo os créditos finais do filme estão subindo pela tela widescren da televisão e, enquanto as letras e os nomes sobem, ouço à mais fantástica trilha sonora da última década.

Em Harry Potter e a Ordem da Fênix é que acontece de verdade o pontapé inicial na luta dos bruxos de bem contra o exército que está sendo reunido pelo Lord Voldemort, o maior bruxo das Trevas. Embora todas as evidências de seu retorno estejam embaixo do nariz de todos, o Ministério da Magia faz tudo o que está ao seu alcance para impedir que a comunidade dos bruxos saiba disso. Por isso, Dolores Umbridge é indicada ao cargo de Professora de Defesa Contra as Artes das Trevas, no mais claro movimento de controle por parte do Ministério a Hogwarts.

Quando Umbridge se recusa a ensinar magia defensiva, Ron e Hermione convencem Harry a treinar secretamente um grupo de estudantes para a guerra de magia que está por vir. Um terrível embate do bem contra o mal é o ápice desta versão da quinta etapa da séria Harry Potter.

Notadamente é o filme em que a carga dramática é a maior entre todos os outros já realizados, excluindo-se, obviamente, o sexto capítulo que estreia dia 15. A evolução de Daniel Radcliff como ator é sensacional. Lembro que em "A Pedra Filosofal", Daniel parecia atuar como um robozinho, sem ao certo saber se estava fazendo o melhor. Em "A Câmara Secreta" até fala de improviso teve. Essa evolução, a meu ver, parece ter estacionado durante os dois filmes seguintes, mantendo-se bem satisfatória. O salto registrado em "A Ordem da Fênix" talvez deva ser creditado ao amadurecimento do personagem durante os anos, conduzido brilhantemente por J.K Rowling em sua série literária e transportada de uma maneira bem inteligente por Michael Goldenberg, roteirista.

Novos personagens são encontrados neste quinto capítulo. Luna Lovegood, interpretada por Evanna Lynch, que foi escolhida entre 15 mil candidatas, dá um toque meio nonsense à história, embora ela entenda e se identifique com Harry. Nymphadora Tonks (Natalia Tena) não tem o mesmo peso no filme do que na história original, no livro. Bellatrix Lestrange, interpretada por Helena Bonham Carter, assim como no livro, é inserida na trama para realizar uma ação que poderia ter sido feita por qualquer outro "bruxo do mal" já citado anteriormente.

Mas, uma coisa que me fez levantar da cadeira para aplaudir foi a luta final entre Voldemort e Dumbledore. Um duelo de arrepiar todos os pelinhos do corpo pela sua intensidade, mostrada pela excelente atuação dos veteranos Michael Gambon e Ralph Fiennes, Alvo e Voldemort, respectivamente, e marcada e impressa também pelos efeitos especiais de deixar cair o queixo.

A série Harry Potter, criada pela então mãe recém-divorciada e quase na falência J.K Rowling, preencheu uma lacuna que estava em aberto na literatura mundial. Ela apostou em algo que já existia na fantasia e reinventou um mundo entendível por todos, não só pelas crianças e adolescentes. E, se os livros fazem sucesso, obviamente os filmes também fariam. E fazem. Harry Potter se tornou a franquia cinematográfica mais lucrativa de todos os tempos.

Obrigado ao blog "Cinéfilo de Plantão" por ter aceito o convite de fazer uma crítica dos filmes das saga. Em breve tem mais críticas feitas por outros blogueiros.

Mais sobre Harry Potter? Confira nosso "Especial Harry Potter e o Enigma do Príncipe" clicando AQUI!

3 comentários:

Thiago Paulo disse...

Fala Thiago! Então, este seu especial sobre Harry Potter ficou ótimo, adorei cada post. E está ideia de outros blogueiros comentarem sobre os outros filmes,então, ficou ótima!

Sobre o post:

Fabríco,nunca tinha lido um opinião positiva sobre a Ordem da Fênix, e achei interessante seu ponto de vista.

É o filme que menos gosto, mas, como você disse, a trilha sonora é ótima. E realmente a cena do duelo de Dumbledore com Voldemord é o ponto forte do filme.

Abraço.

Anônimo disse...

Obrigado, Thiago. EU falei com o Thiago de que eu sou muito suspeito de falar em Harry Potter. Na minha opinião, Harry Potter NUNCA, repito, NUNCA é ruim. rsrsrs

"A Ordem da Fênix" também não é o meu preferido. Mas não tem um que eu "menos goste". Dentre todos, tem um que mais se destaca, se é que eu consegui me fazer entender.

Obrigado pelo convite, Thiago! Abraços!

Thiago Mb disse...

Tenho a mesma opinião do Fabricio, até postei na crítica do 6º, HP NUNCA é ruim. Mas o que eu menos gosto acho que é o 5º mesmo, fico em dúvida entre o 5º e o 6º, haha! Onrigado pelo o comentário pessoal :D