Páginas

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Estréia da Semana - “Sempre ao Seu Lado”

Sempre ao Seu Lado” é uma emocionante adaptação americana de um famoso conto japonês sobre um leal cão akita chamado Hachiko. Este cão especial, apelidado de “Hachi”, acompanha seu mestre Parker (Richard Gere), um professor universitário, até a estação de trem toda manhã para vê-lo sair e depois retorna à estação todas as tardes para saudá-lo ao final do seu dia. A natureza emocionalmente complexa do que se revela quando sua rotina descomplicada se interrompe é o que faz da história de Hachi um conto contemporâneo; a devoção fiel de um cão ao seu dono expõe o grande poder do amor e como o mais simples dos atos pode se transformar no maior gesto de todos.

Sempre ao Seu Lado

POR TRÁS DAS CÂMERAS:

Hallström, o diretor do filme, sentiu que era importante não se perder no vigor da história de “Sempre ao Seu Lado”. Diz ele: “É uma história pequena. Mas o seu real desafio é não dar lugar ao sentimentalismo muito profundamente, porque esse perigo já existe inerente na história. Richard tem a tendência de chamá-la de fábula, mas eu a vejo como uma comédia dramática. É com isso que estou confortável. Para mim, essa é a maneira mais verdadeira de descrever o mundo, porque ele é totalmente dramático e então cômico, não é?

Vicki Shegekuni é a inspirada produtora por trás de “Sempre ao Seu Lado”. Durante sua primeira visita ao Japão em meados dos anos 1980, mais do que o movimento e a agitação da Estação de Trem de Shibuya em Tóquio, Wong encontrou inspiração em uma estátua de bronze em memória do cão mais amado do Japão, um akita chamado Hachiko. Wong foi tão tomada pela beleza da estátua e de sua história que ela depois pôs o nome de Hachiko no seu próprio cão. Após “Hachi” morrer, sua tristeza a levou a querer contar a história desse cão especial. Wong convenceu seu amigo e experiente produtor, Paul Mason, para se juntar a ela na aventura de fazer um filme da história de Hachiko.

O personagem de Gere exala compaixão por Hachiko desde o início da história, demais para desapontamento da sua esposa Catie, interpretada por Joan Allen. Cate não quer que Parker fique com o filhote de akita perdido da estação de trem que ele traz para casa em uma noite, mas ele parece não poder livrar-se dele. Parker sente uma conexão, e se sente necessário e é aí que sua integridade entra no jogo. De acordo com Gere, seu personagem “Parker simboliza os ‘valores’ na história. O relacionamento que ele tem com o cão é baseado em uma conexão não-racional. Isso realmente me interessou”. Parker é leal a Hachiko como o cão é a ele.

Gere sentiu que capturar um sentimento de perdão, generosidade e aceitação era vital ao tom do filme. Ele também queria que o filme expusesse a essência de uma pequena cidade e relações familiares como, declarou ele, "a forma que as pessoas conhecem umas às outras sem comentar sobre isso, não estando na frente umas das outras a todo momento, mas coexistindo" como Parker e Hachi fazem.

Sempre ao Seu Lado” é um filme da Imagem Filmes e está em cartaz nos melhores cinemas do país. Confira a programação do cinema mais próximo e se emocione com essa encantadora história de amor e lealdade entre um homem e um animal.

* Fonte: Imagem Filmes.

1 comentários:

Thiago Paulo disse...

Acredite se quiser, mas ao ver o trailer desse filme no cinema, eu quase chorei!! nem sei se vou ver, achei triste demais! rs

abraço!