Páginas

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Retrospectiva 2009! Feliz Ano Novo!

Hoje é o último dia de 2009, um ano cheio de altos e baixos no cinema, com muitas novidades, grandes sucessos, algumas decepções, maravilhosas atuações, a chegada de vez do cinema em 3D e infelizmente, algumas perdas que deixarão saudade.

O que acha de fazer uma rápida retrospectiva? Preparados? Ainda temos algumas horas até a chegada desse novo e enquanto esperamos a nova década, vamos relembrar o que marcou no cinema nesse ano de 2009.

Untitled 7

Janeiro: O primeiro mês do ano foi marcado pela estreia do excelente filme “O Curioso Caso de Benjamin Button” aqui no Brasil. Claro que não posso deixar de comentar a excelente atuação do astro Brad Pitt, que mostrou mais uma vez que é um ótimo ator, um dos melhores de sua geração. Ainda nesse mês, chegava por aqui o filme “A Troca”, com Angelina Jolie e o filme nacional “Se eu fosse você 2” se tornava um marco na história do cinema brasileiro, se tornando a maior bilheteria de um filme nacional. Nos Estados Unidos, acontecia a 66ª edição do Globo de Ouro com destaques para Heath Ledger e o filme “Quem quer ser um milionário?”.

Fevereiro: No mês do carnaval, acontecia nos Estados Unidos a entrega da 81ª cerimônia do Oscar e o filme indiano “Quem quer ser um milionário?”, que já havia mostrado pra que veio no Globo de Ouro, mostrou todo seu potencial levando nada mais nada menos do que OITO estatuetas. O ator Heath Ledger ganhou um Oscar póstumo devido ao seu magnífico trabalho em “O Cavaleiro das Trevas” como o vilão Coringa, se tornando o segundo ator da história a levar o prêmio. Aqui no Brasil, estreavam o filmes “O Casamento de Rachel”, “O Leitor” e o remake “Sexta Feira 13”, alguns dias após sua estréia nos Estados Unidos.

Março: No terceiro mês do ano, o astro Tom Cruise veio ao Brasil divulgar o seu mais novo filme “Operação Valquíria”, que apesar de todo o barulho feito pela mídia, não foi tão bem aceito pela crítica especializada. Também chegava por aqui o filme “Quem quer ser um Milionário” e a adaptação dos quadrinhos, “Watchmen”. O astro Sylvester Stallone chega ao Brasil para as gravações do seu novo filme, “Os Mercenários”.

Abril: No mês da Páscoa chegava aos cinemas americanos e brasileiros a adaptação dos quadrinhos “Dragon Ball Evolution”, que infelizmente foi uma grande decepção. A superprodução “Avatar” ganhava sua primeira imagem promocional e as filmagens de “Homem de Ferro 2” começavam nos Estados Unidos. Também chegava por aqui o filme “Velozes e Furiosos 4”, trazendo de volta para a franquia os astros Paul Walker e Vin Diesel. O astro Jet Li chega ao Brasil para as gravações do filme “Os Mercenários”, com Sylvester Stallone e com a brasileira Gisele Itié.

Maio: Em maio o astro Hugh Jackman chega ao Brasil para divulgar o filme “Wolverine” que estreia nos Estados Unidos, um dia após sua estreia aqui no Brasil, em 1º de maio. Começavam as negociações para o filme “Idas e Vindas do Amor” e a animação “Up” conquistava as crianças e também os adultos. O longa “Star Tek” fazia bonito nas bilheterias americanas, se tornando a maior estreia da franquia. “O Exterminador do Futuro: A Salvação” estreava nos cinemas americanos e o primeiro trailer de “Lua Nova” levava os fãs a loucura no ‘Mtv Movies Awards 2009’.

Junho: O longa de Michael Bay, “Transformers 2” estreava nos cinemas fazendo bonito, se tornando a maior abertura do ano e arrecadando no total mais de US$400 milhões nos EUA. Aqui no Brasil, o filme “O Exterminador do Futuro: A Salvação” chegava aos cinemas e nos Estados Unidos, a comédia “Se Beber não Case” conquistava o público batendo recordes nos cinemas americanos.

Julho – Os mês das férias e também o mês de “Harry Potter e o Enigma do Príncipe” chegar aos cinemas depois de um hiatus de dois anos. A animação “A Era do Gelo 3” chegava aos cinemas em 3D e aqui no Brasil, o filme batia recordes e fazia o bruxo mais famoso do mundo comer poeira. Sandra Bullock e Ryan Reynolds mostravam bastante química na comédia “A Proposta”  e “Bruno” chegava aos cinemas causando polêmica. A comédia  “A Verdade Nua e Crua”, com Katherine Heigl, chegava aos cinemas americanos.

Agosto – No mês dos pais, o filme “G.I. Joe – A Origem de Cobra” chegava aos cinemas. Nos Estados Unidos, estreva o ótimo filme de Quentin Tarantino, “Bastardos Inglórios”. A atriz Lindsay Lohan participava das filmagens de “Machete” e finalmente podiamos conferir o primeiro e surpreendente trailer de “Avatar”. A comédia “Se Beber não Case” chegava ao Brasil liderando as bilheterias. No final do mês, a Disney anunciava a compra da Marvel por incríveis US$ 4 bilhões e estreava o filme nacional “Os Normais 2”.

Setembro – Em setembro, chegava aos cinemas americanos o terror “Garota Infernal” e nem Megan Fox fez o público ir aos cinemas. O longa foi um fiasco no seu primeiro final de semana de estreia. Aqui no Brasil, a animação “Up – Altas Aventuras” finalmente aterrisava em solos brasileiros e o primeiro trailer do documentário “This is It” em homenagem a Michael Jackson era lançado no VMA 2009. O filme “A Verdade Nua e Crua” estreia no Brasil. O cantor Justin Timberlake confirmado no filme do “Facebook” e o diretor Quentin Tarantino cancela visita ao Brasil.

Outubro – Mês das crianças e o mês da estreia de “Bastardos Inglórios” com Brad Pitt e “O Desinformante” com Matt Damon no Brasil. O documentário em homenagem ao astro do pop Michael Jackson, “This is It”, chega aos cinemas e comove milhares de fãs. O longa de ação “Substitutos” com Bruce Willis chega aos cinemas.

Novembro – O mês da estreia de “Lua Nova” e “2012”, dois super aguardados filmes que decepcionaram e foram massacrados pela crítica especializada. O filme “Julia e Julie” e “Os Fantasmas de Scrooge” chegam ao Brasil. As primeiras imagens dos dois últimos filmes da franquia “Harry Potter” são divulgadas e o mundo fica cada dia mais ansioso pela estreia de “Avatar”.

Dezembro – Mês de férias, do natal e de “Avatar”, super produção de James Cameron que revolucionou o jeito de se fazer cinema. Além disso, chegaram nos cinemas a animação “A Princesa e o Sapo” e nos Estados Unidos, o filme “O Lado Cego”, com Sandra Bullock conquista espaço nas bilheterias. No dia de Natal, chega aos cinemas americanos os filmes “Sherlock Holmes” e “Nine”, e aqui no Brasil, a rainha dos baixinhos, Xuxa, lança seu mais novo filme. A atriz Brittany Murphy é vítima de um ataque cardíaco e morre próximo ao dia de Natal, deixando seus fãs arrasados.

O último post do ano não poderia ser diferente e fico feliz por ter conseguido fazer essa retrospectiva, mesmo que simples. Um feliz 2010 a todos os visitantes e bola pra frente, que esse ano que está chegando seja repleto de grandes realizações, paz e saúde. Feliz Ano Novo!

Thiago MB.

5 comentários:

Thiago Paulo disse...

Poxa, quanta coisa, né?! Parace que aconteceu tudo ontem... nem acredito que foi em Julho que vi O enigma do prícipe no cinema..rs

Feliz Ano Novo pra você também...

Abraço

Jeniss Walker disse...

de fato, foi um bom ano (2005 foi o melhor da decada, na minha opiniao). abraço e feliz 2010, bro :)

Roberto Simões disse...

Ainda conheço muito pouco do que em cinema se fez em 2009, terei oportunidade para descobrir nos próximos anos.

Para você, um feliz ano novo!

Cumps.
Roberto Simões
CINEROAD - A Estrada do Cinema

Reinaldo Glioche disse...

Puxa, que senhora retrospectiva em Thiagão. Tá de parabéns. Muito boa mesmo.

Grande abraço e feliz ano novo!

Wally disse...

Eu só tiraria Megan Fox do meio das fotos! Os outros 5 filmes são TÃO bons e o dela TÃO ruim...

Adorei o texto.